Confiar no cepticismo atenua as aspirações aos enredos do próximo ano.
Qualidade de vida? Só com a prática e muito trabalho!...
Are we losing our minds to global culture?
A década do medo e da desigualdade.
Artigo de opinião de josé Vitor Malheiros no jornal Público de Quarta-feira de 30 de Dezembro de 2009.
O autor propõem ao leitor uma reflexão social, proporcionado pela profusão dos média no "cyberspace".
"...Esta foi a década em que vimos na televisão e na internet mais caras de pessoas que sabíamos que iam morrer e foi a década em que não fazíamos nada por elas".
Esta foi a década em que nos comprometemos a acabar com a fome e com a pobreza e em que percebemos que não o íamos fazer - por comodismo e por cobardia. Esta foi a década em que nos comprometemos a proteger o globo para as gerações futuras e em que percebemos que não o íamos tentar fazer - a não ser quando já for tarde de mais. Esta foi a década em que percebemos que não é por não sabermos que não agimos. É porque não queremos. Esta foi a década em que não é só dos outros que devemos ter medo. É de nós".
in Público, 30 de Dezembro de 2009
Esta ilustração surgiu na sequência da leitura de um artigo de opinião (Darwin e a Religião) do Padre e Professor de Filosofia, Anselmo Borges, no Diário de Notícias, do dia 28 de Novembro de 2009, sobre o bicentenário do nascimento de Darwin e 150 anos da publicação de A Origem das Espécies.
Intrigado pela questão colocada no artigo, não podia deixar em branco uma pequena reflexão gráfica sobre o assunto.
O Homem, ao centro, perplexo e intrigado pelas questões inerentes a existência humana, confronta-se com o ruído da lógica da ciência e da metafísica da religião (Darwin e Deus).
"From the visceral to the wimsical and the absurd to the oblique, illustration is proving an interesting portal from which to investigate new strategies for the arts. The orchestrating of images and words to tell stories, educate, agitate, inform, amuse, persuade and entertain is taking place in the craks between subject disciplines and the art and desing words. It is within this area that new visual languages and pratices have challenged tradicional perceptions and hierarchies".
Wigan, Mark - Text and image. Lausanne:An AVA Book, 2008
"A relação íntima e directa entre o ilustrador e o seu trabalho forma a génese criativa da ilustração. Essa ligação intrínseca é meu objecto de estudo e reflexão, na perspectiva do profissional. Aqui não se pretende abordar conceitos que prendem a ilustração, mas sim dar a conhecer, reflectir e criticar a mecânica do crescimento e maturação do artista".