6/25/2009

Madeira_Fishing I


screenprinting_16x11_3 colors
 Paper Canson 200grs/21 ex.

6/24/2009

Ilustração "Escravos da Goleta"


Ilustração seleccionada para o livro "Escravos da Goleta".
"Vista do Campanário sobre o cais da Ribeira Brava".
Aguarela sobre Drivetex 

Personagens

Personagens do projecto binóculosqb "Fishing Madeira"
Tinta-da-china e photoshop

6/22/2009

6/19/2009

Projecto binóculosqb

Ribeira Brava_tinta-da-china/photoshop



Ribeira Brava_tinta-da-china/photoshop

Cartoon_Madeira Fishing

6/17/2009

Sketchbook

tinta-da-china

Work in progress_Sketchbook

O meu animal de estimação

(anda sempre comigo)

Canon ixus 700

tinta-da-china

6/16/2009

Illustrations tools

Macbook pro_tinta-da-china
Watherbrush -pentel_tinta-da-china

Stilus -secolgraf HB 120_tinta-da-china
Lápis -Stadler Mars Luminograph B_tinta-da-china

Work in progress

Visão nocturna da rua da Carreira nº 241
Experiência serigráfica a uma cor (2 exemplares)

6/15/2009

Estudo para a capa do livro "Escravos da Goleta"

Ilustração não seleccionada para o livro "Escravos da Goleta"

Esta ilustração foi das primeiras a ser realizadas para o projecto de Campos de Ilustração. Nesta imagem nota-se uma preocupação em controlar o contorno do desenho, diminuindo assim a sua qualidade. À medida que o projecto ia ganhando corpo, fui-me libertando do contorno, eliminando-o por completo, como podemos verificar no post anterior.

6/12/2009

Serigrafia do castelo_Funchal

Estou a fazer umas pequenas experiências com as fotografias tiradas aquando a minha chegada ao atelier.
Fiz a primeira impressão de 20 exemplares a preto, para me adaptar ao espaço. Parece que está tudo fora do lugar, ando sempre a procura das coisas, mas isso deve-se essencialmente ao facto de não estar habituado a fazer serigrafia no meu atelier, mas sim na ESAP. 
O trabalho que estou a desenvolver baseia-se essencialmente na exploração do espaço visual no seu meio.
Aqui o castelo terá um destaque preponderante apenas realçado pela cor.

montagem do material

impressão do preto
20 exemplares
aspecto geral da serigrafia com apenas uma cor

 

6/11/2009

6/10/2009

Estudo para trabalho de serigrafia

Trabalho realizado no âmbito da disciplina de serigrafia, no curso de Mestrado em Ilustração.
                                                                                                              50x32

6/08/2009

Sketchbook_Le chat et la lune

Estudos para ilustração infantil
caneta bic "ponta cristal" preta e tinta-da-china

Sketchbook_Híbrido

Exercício no âmbito da disciplina de desenho científico.

Pontilhismo a tinta-da-china

6/06/2009

Singela homenagem a quem criou o monstro, "o monstro da gravura"!

Tinta-da-china, gravura e photoshop

A linha da gravura


Este é o tipo de mancha/ linha que tanto  procuro.

A raspagem da ponta seca sobre o verniz e depois o ácido dão a chapa caracterísitcas únicas que finalmente encontrei.

Procuro este registo para as minha ilustrações. No entanto é com pena que não posso explorar mais, pois não tenho uma prensa, mas fica o rastilho aceso, quiçá o "Papa Noel" não me dê uma surpresa este ano. Para todo o caso vou-me portar bem e evitar os palavrões...

6/02/2009

Sketchbook

Tinta-da-china e aguarela

Sketchbook

Ilustração não seleccionada para o livro "as palavras do outros"

Tinta-da-china

Sketchbook

 Tinta-da-china, aguarela, photoshop


Jantar de amigos no "Fora de horas"_ Funchal.2008

"O Roberto está com uma piela"

-Conversa da mesa do lado, puxa a comida nunca mais vem!

6/01/2009

Gravura com ponta seca

gravura para projecto  que estou a desenvolver


Pormenor da linha da gravura (imagem com 1200 dpis, com qualidade extrema, no entanto não é isto que queria mostrar. Fica a promessa que mais tarde tentarei demonstrar a beleza intrínseca da linha feita em gravura , com ponta seca).


Depois de experimentar a gravura devo fazer um balanço... Estou estupefacto com a qualidade da linha que podemos obter com esta técnica.


Parto agora para as minhas explorações gráficas cheio de entusiasmo. Sonho com a linha que pude apreciar num trabalho de uma colega, que como eu experimentou a gravura com ponta seca pela primeira vez.

Tenho experiência com os aparos e a tinta-da-china, os pincéis e as folhas de aguarela com qualidade. Mas ainda nada me tinha tirado o sono, o descanso do guerreiro. 

Sentir no papel a linha irregular, a mancha delicada e o negro profundo de um preto obscuro, transporta-me para novas vontades, novas deambulações no que respeita as minhas ilustrações.

Indícios...


Fotografia de autor_photoshop_Illustrator_acrílico sobre papel canson.



"Olho para dentro do armário e vejo o que já foi feito;

indiciado pelo restos das tintas que invadem um espaço proibido".

                                                                                                             Pascal