5/22/2009

Crime Box



Os estudos apresentados pertencem ao projecto que estou a desenvolver à convite do Tó Zé, para a ilustração de um conto.

Nesta altura estou a definir qual o caminho a seguir após ter escolhido as técnicas que vou usar.

A edição é de 20 exemplares (gravura e a serigrafia).

Numa primeira perspectiva estará presente uma análise directa à narrativa sem preocupações narratológicas, sendo a gravura o seu suporte.

Numa segunda perspectiva atenderei a uma reflexão mais profunda do conto, tentarei penetrar no seu âmago, através da serigrafia.

Iniciei este projecto no atelier da Mestre Joana Paradinha que muito gentilmente me ensinou a trabalhar a gravura. Nesta minha pequena experiência limitei-me riscar com a ponta seca sobre o verniz, antes de o levar ao ácido.

Os ruídos existentes na folha são propositados para enquadrar a ilustração.

Para quem tiver curiosidade aqui está o conto:

"Pareciamos sardinhas enlatadas e aquele homem era um porco.

Cheirava mal. Tudo nele cheirava mal, mas sobretudo os pés.

Asseguro-lhe que era insuportável.

Ainda por cima, o colarinho da camisa estava negro e a nuca, imunda.

E olhava para mim. Uma coisa repugnante.

Tive de mudar de lugar. Pois bem, acreditem ou não, o tipo seguiu-me.

Era o fedor do Diabo e parecia-me ver saírem bichos da sua boca.

Talvez o tenha empurrado com demasiada força.

Mas não me digam que foi por minha causa que as rodas do camião lhe passaram por cima."

Postal de Mirandela

18 de Março de 2009


23 de Dezembro de 2008


Postais de Mirandela.

O interesse destes dois postais está na distância temporal entre a abertura dos dois obturadores.



Não se pretende atender à estética da imagem, mas sim revelar as modificações causadas pelo homem e pela natureza.



5/16/2009

praia

Este trabalho anda à volta de uma fotografia de uma praia e de tratamento digigráfico. Ainda não está acabada, mas... 
Como estou ausente do atelier, não pude ainda imprimir a imagem e intervir sobre ela com técnicas analógicas, portanto fica agora um cheirinho do que estou a explorar...

Nostalgia gráfica


Em conversa com uma amiga descobri que a ilustração estava desde à muito no meu interesse artístico. Como costumo dizer existe um "Je" antes photoshop e um "Je" pós photoshop. 

Será crime emergir num revivalismo, buscar o que já foi feito e dar-lhe nova luz?

A imagem continua a ser a mesma, as ferramentas que potencializam a sua qualidade é que mudaram. Em 2007 limitava a ilustração à fotografia, como passagem para o digital, agora viajo pelas valências do photoshop, mas procuro não me perder nas suas ratoeiras, procuro evitar os erros típicos de quem mergulha pela primeira vez.

Ilustração sim, mas sem perder nunca o cheiro da aguarela, os dedos sujos de tinta-da-china, e as borradas dos marcadores. 


Recortar pelo tracejado (Escultura), 2005
(Gesso, tinta-da-china e acrílico, 35 x 43,5 cm).



Modernices, 2003
 (Lápis de cor e marcador s/ papel, 40 x 30 cm).


Sem título, 2003
 8Aguarela e tinta-da-china s/ papel, 38 x 28 cm).
O pesadelo, 2001
(Aguarela, tinta-da-china e marcador s/ papel, 35 x 43,5 cm).


"Os meus desenhos procuram o seu caminho na web, mas não se esqueçam que nasceram no papel...". 

5/14/2009

Estudo (perspectiva de uma rua)

tinta-da-china, aguarela sobre Drivetext

5/12/2009

5/11/2009

Photoshopada

Como costuma dizer a minha Mestre: "Photoshopada"

Fotografia (Inverno)


                                                                      

Moleskine

Contemplação

5/07/2009

A metamorfose da Oliveira


Clicar sobre a imagem para ver em tamanho maior (120x45 cm).




Tinta-da-china e fotografia (exercício para a disciplina de Digigrafia, curso de Mestrado em Ilustração) 

Vista do meu quarto (VNF)

Sketchbook, aguarela.

5/05/2009

Um ovo escalfado no meu sketchbook

Exercício para a disciplina de Desenho Científico_2008

5/04/2009

Sketchbook

Parede de uma rua de Guimarães (Aguarela sobre papel).  

Sem rosto (tinta-da-china).

Flor de Laranjeira

Flor de laranjeira, ilustração para o livro "Os escravos de Gaula".
(Aguarela sobre papel Drivetext).